TEORIA DA ARGUMENTAÇÃO PARA A CONCEPÇÃO DO DIREITO COMO INTEGRIDADE DE DWORKIN
UMA IMPOSSIBILIDADE?
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v10i1.743Palavras-chave:
Teorias Argumentativas, Direito como Integridade, Hans-Georg Gadamer e Ronald DworkinResumo
O artigo tem por objetivo verificar a possibilidade de uma teoria da argumentação no âmbito da teoria do Direito como Integridade, de Ronald Dworkin. A pesquisa se sustenta em revisão de literatura a partir da análise sobre a contradição epistemológica das teorias da argumentação jurídica vigentes e a teoria do Direito como Integridade, com base em Hans-Georg Gadamer e Ronald Dworkin. Conclui-se que, apesar dessa contradição, é possível uma teoria da argumentação dentro da teoria de Dworkin, desde que superada a lógica de desenvolvimento de um caminho prévio e metódico para se alcançar uma verdade metafísica. Sem ilusões ou relativismos, propõe-se o acolhimento do Direito como Integridade, fundado em bases hermenêuticas, como uma alternativa para o fortalecimento de um processo argumentativo no âmbito de um Estado Democrático de Direito.
Downloads
Referências
ALBERTO, Tiago Gagliano Pinto. Poder Judiciário e a Argumentação Jurídica no Atual Estado Democrático de Direito. 2. ed. Rio de Janeiro: Lumen Júris, 2020.
ALEXY, Robert. Teoria da Argumentação Jurídica: a teoria do discurso racional como teoria da fundamentação jurídica. 5. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2019.
ARISTÓTELES. Poética. São Paulo: Editora 34, 2019.
ATIENZA, Manuel. As Razões do Direito: teoria da argumentação jurídica. 2. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2014.
ATIENZA, Manuel. Curso de Argumentação Jurídica. Curitiba: Alteridade, 2017. (Cole-ção Direito, Retórica e Argumentação)
CARVALHO, Angelo Gamba Prata. O esquema de Toulmin e a análise argumentativa de decisões judiciais: perspectivas a partir e além de "harry nasceu nas bermudas".. In: ROESLER, Cláudia (org.). Retórica e Argumentação Jurídica: modelos em análise. Curiti-ba: Alteridade, 2018. p. 45.
COELHO, André Luiz Souza. Dworkin e Gadamer: qual conexão? Peri – Revista de Filosofia, Florianópolis, v. 6, n.1, p.19-43, 2014. Disponível em: <http://www.nexos.ufsc.br/index.php/peri/article/view/905>. Acesso em: 02 set. 2018.
CORNELL, Drucilla; FRIEDMAN, Nick. The mandate of dignity: Ronald Dworkin, revolutionary constitutionalism, and the claims of justice. Fordham Univ Press, 2016.
DWORKIN, Ronald. O império do Direito. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2014.
DWORKIN, Ronald. Constitutionalism and Democracy 1. In: Constitutionalism and Democracy. Routledge, 2017. p. 3-12.
GADAMER, Hans-Georg. Verdade e método I: traços fundamentais de uma hermenêutica filosófica. Tradução de Flávio Paulo Meurer. 15. ed. Petrópolis: Vozes, 2017.
MACCORMICK, Neil. Argumentação Jurídica e Teoria do Direito. São Paulo: Martins Fontes, 2006.
ROESLER, Claudia; HARTMANN, Fabiano; REIS, Isaac (org.). Retórica e Argumenta-ção Jurídica. Curitiba: Alteridade, 2018. (Coleção Direito, Retórica e Argumentação).
PERELMAN, Chaim. Ética e Direito. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
SÁ, Alexandre Santos Bezerra. A aplicação dos precedentes judiciais no Brasil e o novo paradigma epistemológico das ciências: um estudo a partir da experiência no tribunal de justiça do estado do ceará. Belo Horizonte: Dialética, 2020.
SALGADO, Ricardo Henrique Carvalho; OLIVEIRA, Paulo César Pinto de. Gadamer e Dworkin: confluências entre a hermenêutica filosófica e a interpretação construtiva do direito. In: Congresso do Conselho Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Direito, 21., 2012, Niterói. Niterói: UFF, 2012. p. 223-251. Disponível em: <http://www.publicadireito.com.br/artigos/?cod=6788076842014c83>. Acesso em: 03 ago. 2018.
STRECK, Lenio Luiz. A crítica hermenêutica do Direito e a teoria da argumentação de Atienza: convergências e divergências sobre o raciocínio jurídico. In: Quaestio Iuris. Rio de Janeiro), v. 9, n. 4, 2016, p. 2207-2226.
STRECK, Lenio Luiz. Verdade e Consenso: Constituição, Hermenêutica e Teorias Discursivas. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2017.
STRECK, Lenio Luiz. Limites do consequencialismo no direito: dos dilemas trolley ao co-ronavírus. In: Revista de Estudos Institucionais, v.6, n. 3, set./dez. 2020, p. 924-934.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Mariana Dionísio de Andrade, Alexandre Santos Bezerra Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.