NEGÓCIOS SOCIAIS E FORMATOS JURÍDICOS

UM PANORAMA BRASILEIRO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v10i1.761

Palavras-chave:

negócios sociais; empreendedorismo social; formatos jurídicos; setor dois e meio.

Resumo

Este estudo tem por objetivo discutir a inexistência de modelo jurídico brasileiro que seja capaz de pautar os negócios sociais. Os negócios sociais possuem um alto potencial de gerar transformações na sociedade, enquanto geram resultados financeiros positivos. O ecossistema de negócio social no Brasil cresceu significativamente nos últimos anos, contudo no Brasil não há uma legislação específica para regulamentar os negócios sociais, inclusive no plano societário, gerando uma lacuna na constituição societária para formalização desses empreendimentos, os quais tem se dado por meio da adoção dos diversos tipos de pessoas jurídicas existentes, ora próprios do segundo setor, por meio da sociedade com responsabilidade limitada ou anônima, ora próprios do terceiro setor, normalmente por meio de associações. A pesquisa proposta foi desenvolvida a partir de uma revisão bibliográfica consistindo na análise de uma vasta produção teórica em diferentes bases de artigos e livros científicos. Como resultados, foi possível observar que os formatos legais possíveis para os negócios de impacto no Brasil são variados, podendo haver ou não distribuição de dividendos ou até mesmo retorno de capital aplicado aos investidores, dependendo do formato legal escolhido. Reconhece que o empreendedorismo social, a depender do país, possui contornos e formatos jurídicos distintos. Conclui-se que dentre as contribuições deste estudo, destaca-se que um tipo jurídico específico deve ser criado para esse tipo de negócio, de modo a trazer mais segurança jurídica aos envolvidos, uma vez que o tema se encontra crescente no país.

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Biografia do Autor

Patricia Maria Dusek, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Pós doutora em Justiça Constitucional pela Università di Pisa. Doutora em Direito pela Universidade Gama Filho. Coordenadora e Pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Kátia Eliane Santos Avelar, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Doutora em Ciências pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ. Pesquisadora em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Pesquisadora e Docente do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

Thalissa Pádua Gilaberte, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Doutora em Propriedade Intelectual e Inovação pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). Pós-Doutoranda pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Local do Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ. Bolsista da FAPERJ do programa de Pós-Doutorado Nota 10-2022.

Karen Freitas Franquini, Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM

Doutoranda em Desenvolvimento Local no Centro Universitário Augusto Motta, UNISUAM, Rio de Janeiro, RJ.

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Publicado

2024-01-05

Como Citar

Dusek, P. M., Santos Avelar, K. E., Pádua Gilaberte, T., & Freitas Franquini, K. (2024). NEGÓCIOS SOCIAIS E FORMATOS JURÍDICOS: UM PANORAMA BRASILEIRO . REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 10(1), 190–208. https://doi.org/10.21783/rei.v10i1.761

Edição

Seção

Artigos