ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURA PRODUTIVA DA BAIXADA FLUMINENSE E REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL

Autores

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v12i1.986

Palavras-chave:

Estrutura Produtiva, Desenvolvimento Regional, Baixada Fluminense

Resumo

O artigo analisa a estrutura produtiva da Baixada Fluminense, região periférica da metrópole do Rio de Janeiro, destacando desafios socioeconômicos e oportunidades de desenvolvimento regional. Utilizando dados de emprego formal, foram identificadas aglomerações produtivas e especializações econômicas, classificando-as em atividades de relevância local, nichos estratégicos e especializações de alta relevância. A Baixada apresenta uma estrutura produtiva rarefeita, com baixa densidade econômica e dependência de empregos na capital. Entre as conclusões, identificou-se que as atividades de relevância local geram a maioria dos empregos, mas com baixo valor agregado; os nichos estratégicos incluem indústrias de petróleo, mineração, móveis e tecnologia da informação, com potencial para atrair renda externa; já as especializações de alta relevância, como indústrias alimentícia e química, além de logística, beneficiam-se da proximidade com o mercado consumidor da cidade do Rio. Por fim, o estude aponta caminhos para políticas que visem integrar e fortalecer essas atividades, promovendo desenvolvimento econômico e transformações estruturais na região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Sanches Marcellino, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ de Nova Iguaçu e Pesquisador do GEEDB – Grupo de Estudos em Economia e Desenvolvimento da Baixada Fluminense (UFRRJ).

Adrianno Oliveira Rodrigues, UFRRJ - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor do Departamento de Ciências Econômicas da UFRRJ de Nova Iguaçu, Professor do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial (PPGDT/UFRRJ) e Pesquisador do GEEDB.

Referências

Carusi, D.; Pero, V.; Mihessen, V. Mobilidade Urbana e Mercado de Trabalho na Região Metropolitana do Rio de Janeiro. Revista da ABET, v. 14, n. 2, jul-dez, 2016.

Cavalcanti, L. R. M. T. Produção Teórica em Economia Regional: Uma proposta de sistematização. Revista Brasileira de Estudos Regionais e Urbanos, [S. l.], v. 2, n. 1, 2015.

Delgado, A.; Godinho, I. Medidas de Localização das Atividades e de Especialização Regional. In: Costa, J.; Dentinho, T.; Nijkamp, P. Compêndio de Economia Regional Volume II: Métodos e técnicas de análise regional. Editora Principia, 2011.

Fijita, M.; Krugman, P.; Venables, A. The Spatial Economy: Cities, Regions and International Trade. Massachussets, Estados Unidos: MIT Press, 1999.

Hirschman, A. Estratégia de Desenvolvimento Econômico. In.: Schwartzman, J. (org.) Economia Regional: Textos Escolhidos. Belo Horizonte: CEDEPLAR, 1977.

Marcellino, I. Políticas Regionais de Inovação em um cenário institucional fragmentado: o complexo produtivo de petróleo e gás natural no contexto do Sistema Regional de Inovação do Rio de Janeiro. Revista PID Pymes, Innovación y Desarrollo. v. 4, p. 37-56, 2016.

Marcellino, I. Estrutura Produtiva da Baixada: principais aglomerações e especializações. Boletim Socioeconômico da Baixada. 2ª edição, 2024. Disponível em: https://linktr.ee/geedb

Monasterio, L. e Cavalcante, L. R. Fundamentos do Pensamento Econômico e Regional in: Economia Regional e Urbana: Teorias e Métodos com ênfase no Brasil. Org.: Cruz, B. Brasília, IPEA: 2011.

Natal, J.; Vianna, J. L. Ensaio sobre a economia fluminense: da crise histórico-estrutural alheada à crise manifesta. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, v. 18, p. 12-41, 2021.

North, D. Teoria de localização e crescimento econômico regional. In: Schwartzman, J. (Org.). Economia regional: textos selecionados. Belo Horizonte: CEDEPLAR, 1977.

Osorio, M. Rio Nacional, Rio Local: Mitos e Visões sobre a Crise Carioca e Fluminense. Rio de Janeiro: Editora SENAC, 2005.

Osorio, M.; Versiani, M.H. O papel das instituições na trajetória econômico-social do Estado do Rio de Janeiro. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, v.1, n.1, pp. 188-210, 2013.

Osorio, M. (coord.) A Capacidade Indutora dos Serviços no Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora SEBRAE, 2014.

Rego, H.; Versiani, M.; Osorio, M. Rio de Janeiro: Crise Estrutural e Alternativas. In.: Joilson Cabral, Maria Viviana Freitas (orgs.) Economia do Estado do Rio de Janeiro: Crise, Desafios e Perspectivas. Ponta Grossa, Paraná: Editora Antena, 2022.

Rodrigues, A. De Maxambomba a Nova Iguaçu (1830 – 90’s): Economia e Território em processo. Dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Rio de Janeiro, 2006.

Rodrigues, A. Baixada Fluminense: Inovações e Permanências. Tese de doutorado defendida no Programa de Pós-Graduação em Planejamento Urbano e Regional da UFRJ. Rio de Janeiro: 2014.

Rodrigues, A. O que é Baixada Fluminense? Boletim Socioeconômico da Baixada. 1ª edição, 2024. Disponível em: https://linktr.ee/geedb

Santos, A. M. S. P. Economia, espaço e sociedade no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2003.

SEPLAG/RJ. Plano Estratégico de Desenvolvimento Econômico e Social do Estado do Rio de Janeiro. Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão do Estado do Rio de Janeiro, 2022.

Silva, R. D. Indústria e Desenvolvimento Regional no Rio de Janeiro: 1990-2008. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2012.

Sobral, B. O ponto cego do desenvolvimento fluminense: entre a estrutura oca e os complexos produtivos. Revista de Economia Fluminense, v. 9, p. 16-19, 2010.

Sobral, B. A falácia da 'inflexão econômica positiva': algumas características da desindustrialização fluminense e do 'vazio produtivo' em sua periferia metropolitana. Cadernos do Desenvolvimento Fluminense, v. 01, p. 61-94, 2013.

SUBPLE – SEPLAG/RJ. Estudo sobre Competitividade. Nota Técnica nº 002/2022. Subsecretaria de Planejamento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro, 2022.

Downloads

Publicado

2026-01-03

Como Citar

Marcellino, I. S., & Rodrigues, A. O. (2026). ANÁLISE SOBRE A ESTRUTURA PRODUTIVA DA BAIXADA FLUMINENSE E REFLEXÕES SOBRE O DESENVOLVIMENTO REGIONAL. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 12(1), 37–53. https://doi.org/10.21783/rei.v12i1.986

Edição

Seção

Dossiê