EXPERIMENTALISMO E ANÁLISE INSTITUCIONAL NO CURSO FGV DIREITO RIO: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.347Keywords:
Direito, Ensino jurídico, Experimentalismo institucional,Abstract
Em meados de Maio de 2015, o Diretor da FGV DIREITO RIO marcou uma reunião com o coordenador da graduação e com um aluno do 5° período. A conversa começou com a seguinte frase: "Olha, no próximo semestre eu gostaria de dar uma disciplina". O tema seria educação jurídica. - disse o Diretor. “Bacana professor, vou me inscrever nessa matéria aí com certeza” - disse o garoto com uma perceptível empolgação. - Mas tem um detalhe. Eu gostaria que você fosse professor na disciplina junto comigo. Depois disso, algumas semanas se passaram e coube ao aluno preparar uma proposta de curso. Em uma nova reunião, o estudante apresentou sua ideia. - Isso é completamente diferente do que eu havia imaginado. Sejamos francos, essa ideia é psicodélica. Mas nós vamos fazer mesmo assim - disse o diretor rindo. A estrutura do DNA de uma instituição é definida pelo que as pessoas fazem e não por aquilo que elas dizem. Se for possível estruturar o experimentalismo institucional em uma fórmula, a equação necessariamente exigirá (i) tolerância ao risco e (ii) abertura em relação ao que é diferente. Apenas nesse contexto é possível construir um curso que adota a seguinte premissa: alunos também podem ensinar. O desenrolar desse experimento são cenas das próximas seções.
Downloads
References
DANTAS, F. C. de San Tiago. A Educação Jurídica e a Crise Brasileira. Educação Jurídica e Método de Caso. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 3, Rio de Janeiro, Fevereiro de 2009.
FALCÃO, Joaquim. “Classe dirigente e ensino jurídico: uma releitura de San Tiago Dantas. Em: Cadernos FGV Direito Rio, vol. 3, Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2009, p. 39-80.
FALCÃO, Joaquim LACERDA, Gabriel; RANGEL, Tânia. Aventura e legado no ensino jurídico. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2012.
KATZ , Daniel Martin, The MIT School of Law? A Perspective on Legal Education in the 21st Century. University of Illinois Law Review, No. 5, Outubro, 2014. Disponível em:: http://ssrn.com/abstract=2513397.
RODRIGUEZ, Caio Farah; FALCÃO, Joaquim. O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.
UNGER, Roberto Mangabeira, O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Projetos para um novo ensino jurídico no Brasil. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold their copyright and concede to the JOURNAL OF INSTITUTIONAL STUDIES the right to the first publication, in accordance with the Creative Commons Attribution license.
Authors are strongly encouraged to publish their manuscripts in other medias, such as institutional repositories and personal pages. The Journal only requires the credits of the first publication.