A PREPARAÇÃO DE ALUNOS PARA MOOT COURTS: A CRIAÇÃO DE UMA CULTURA DE VALORIZAÇÃO ÀS COMPETIÇÕES DE JULGAMENTOS SIMULADOS E SEUS BENEFÍCIOS
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.350Keywords:
Julgamentos simulados, Competições internacionais, Simulações, Memoriais, OradoresAbstract
Moot Courts existem há anos. São julgamentos simulados internacionais, em que é publicado um caso hipotético e equipes de alunos apresentam peças escritas e defesas orais de cada parte, competindo com outras universidades Tradicionais nos Estados Unidos e em alguns países da América Latina, os moot courts são relativamente novos no Brasil, onde são poucas as universidades que desenvolveram uma tradição de valorização e incentivo à participação dos alunos nestas competições. Este artigo se destina a auxiliar alunos e professores na criação desta cultura, e a expor os benefícios que a prática de moot courts pode trazer aos alunos. O conhecimento da competição, a seleção dos alunos, a atuação do orientador da equipe, o financiamento e a ajuda externa são alguns dos pontos abordados, bem como a criação de um curso preparatório para o desenvolvimento de habilidades que serão necessárias aos alunos nas competições, e posteriormente valorizadas no ambiente profissional. Através do compartilhamento de práticas adotadas, espera-se contribuir com o desenvolvimento da cultura de moot courts no Brasil, ajudando alunos e coaches interessados no tema, bem como demonstrando os benefícios que advém desta prática para os futuros advogados.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
The authors hold their copyright and concede to the JOURNAL OF INSTITUTIONAL STUDIES the right to the first publication, in accordance with the Creative Commons Attribution license.
Authors are strongly encouraged to publish their manuscripts in other medias, such as institutional repositories and personal pages. The Journal only requires the credits of the first publication.