Falhas na educação jurídica, bypasses espontâneos e reprodução da hierarquia no Brasil: algumas ideias preliminares

Authors

  • David Trubek Universidade de Wisconsin-Madison
  • Camila Alves Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo

Keywords:

bypasses institucionais, desenhos institucionais, educação

Abstract

No livro de Prado e Trebilcock, Bypasses institucionais: uma estratégia para promover reformas para o desenvolvimento (2019), os autores identificam o que chamam de bypassespontâneo. Esse termo se refere a uma alternativa que surge à medida que indivíduos e grupos descentralizados buscam substitutos para um sistema que não está funcionando como poderia ou deveria. Embora esses desvios espontâneos – geralmente chamados de “soluções alternativas” – sejam criados como soluções não coordenadas, coletivamente eles oferecem caminhos alternativos para instituições disfuncionais. Observando as maneiras pelas quais as pessoas procuraram contornar esses obstáculos ao desenvolvimento, os autores argumentam, podemos entender melhor a dinâmica de um sistema disfuncional e encontrar ideias que possam ser usadas para sua reforma. 

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Published

2020-12-30

How to Cite

Trubek, D., & Alves, C. (2020). Falhas na educação jurídica, bypasses espontâneos e reprodução da hierarquia no Brasil: algumas ideias preliminares. JOURNAL OF INSTITUTIONAL STUDIES, 6(3), 1503–1515. Retrieved from https://estudosinstitucionais.emnuvens.com.br/REI/article/view/551

Issue

Section

Book Review