PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA:

UM OLHAR NOS CAMINHOS DA AGENDA 2030 DA ONU

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v8i3.587

Palabras clave:

Direito, Direitos Fundamentais, Políticas Públicas

Resumen

O objetivo do artigo é analisar se a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), por meio de suas metas 4.b, 9.5 e 9.b, contribui para a concretização de uma educação atrelada à inovação, ciência e tecnologia. Parte-se da concepção de um processo histórico do progresso ao desenvolvimento, com a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) como instrumento para um caminho sustentável, com o intuito de melhorar a qualidade de vida das pessoas no planeta, angariando, entre outros objetivos e metas, a educação, a ciência, a inovação e a tecnologia. Com base em um estudo teórico, a pesquisa é de caráter qualitativo, recorrendo à técnica de pesquisa bibliográfica, através da utilização de obras específicas sobre a temática, além do emprego de documentos de organizações internacionais direcionados ao assunto. Conclui-se que a Agenda 2030 da ONU é mecanismo importante para a promoção da educação, o incentivo da ciência e da pesquisa como contribuintes para a sociedade, e da utilização da tecnologia e inovação como fontes de disseminação de conhecimento para a resolução de problemas.

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Biografía del autor/a

Elouise Mileni Stecanella, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Mestranda em Direito pela Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ (Brasil).

Giovanni Olsson, Universidade Comunitária da Região de Chapecó - UNOCHAPECÓ

Doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor do Programa de Pós-Graduação - Mestrado em Direito da Universidade Comunitária da Região de Chapecó – UNOCHAPECÓ (Brasil).

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Publicado

2022-12-31 — Actualizado el 2023-01-07

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Cómo citar

Stecanella, E. M., & Olsson, G. (2023). PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E TECNOLOGIA: : UM OLHAR NOS CAMINHOS DA AGENDA 2030 DA ONU. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 8(3), 378–397. https://doi.org/10.21783/rei.v8i3.587 (Original work published 31 de diciembre de 2022)

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