O CURSO "FAVELAS: LAW, MARGINALIZATION, AND DEVELOPMENT” – UM EXPERIMENTO PEDAGÓGICO

Auteurs

  • Pedro Cantisano Visiting Assistant Professor da Kenyon College (EUA)

DOI :

https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.352

Mots-clés :

Educação jurídica, Questões urbanas, Interdisciplinariedade

Résumé

O curso “Favelas: Law, Marginalization, and Development” foi desenvolvido no ano de 2014 para a graduação da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio). Trata-se de um curso interdisciplinar cujo objetivo é discutir como o direito molda discursos e práticas relacionados a comunidades urbanas em situação de vulnerabilidade. O curso propõe fazer isso a partir da realidade da cidade do Rio de Janeiro, em suas especificidades históricas e sociológicas locais e sob uma perspectiva global. Enquanto parte de um projeto pedagógico inovador, o curso inclui ângulos disciplinares variados e foi ministrado em inglês, como parte do esforço de internacionalização da FGV Direito Rio. Neste artigo, descrevo o programa e seus objetivos, apontando desafios teóricos e práticos, e mostro como o curso contribuiu para aquele projeto pedagógico.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

Pedro Cantisano, Visiting Assistant Professor da Kenyon College (EUA)

LLM, MA e PhD, University of Michigan. Pesquisador da Escola de Direito da Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV Direito Rio), entre 2014 e 2016.

Références

AGAMBEN, Giorgio. Homo sacer: Sovereign power and bare life. Stanford University Press, 1998.

DAVIS, Mike. Planet of slums. New Perspectives Quarterly, v. 23, n. 2, p. 6-11, 2006.

DE SOTO, Hernando. The mystery of capital: Why capitalism triumphs in the West and fails everywhere else. Basic Civitas Books, 2000.

E SILVA, Jailson de Souza et al. (Ed.). O que é a favela afinal?. Observatório de Favelas, 2009.

ENGELS, Friedrich. The housing question. 1872.

FISCHER, Brodwyn M. A poverty of rights: citizenship and inequality in twentieth-century Rio de Janeiro. Stanford University Press, 2008.

HARVEY, David. Social justice and the city. London: Edward Arnold, 1973

HARVEY, David. The right to the city. 2008.

HOLSTON, James. Insurgent citizenship: Disjunctions of democracy and modernity in Brazil. Princeton university press, 2007.

JUNQUEIRA, E. B.; RODRIGUES, J. A. S.. A volta do parafuso: cidadania e violência. In: Plastino et al. Direitos Humanos: um debate necessário. São Paulo: Brasiliense, 1988.

SANTOS, Boaventura de Sousa. The law of the oppressed: the construction and reproduction of legality in Pasargada. Law & Soc'y Rev., v. 12, p. 5, 1977.

THOMSON, Edward Palmer. Whigs and Hunters: the origin of the black act. New York: Pantheon Books, 1976

UNITED NATIONS HUMAN SETTLEMENTS PROGRAMME. The challenge of slums: global report on human settlements, 2003. UN-HABITAT, 2003.

Téléchargements

Publiée

2019-05-08

Comment citer

Cantisano, P. (2019). O CURSO "FAVELAS: LAW, MARGINALIZATION, AND DEVELOPMENT” – UM EXPERIMENTO PEDAGÓGICO. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 5(1), 54–63. https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.352

Numéro

Rubrique

Dossiê

Articles les plus lus par le même auteur ou la même autrice