O DESENHO INSTITUCIONAL DAS POLÍTICAS INDUSTRIAIS: INCENTIVOS FISCAIS CONCEDIDOS AO SETOR AUTOMOBILÍSTICO E SUAS CONTRAPARTIDAS
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v6i1.385Palabras clave:
Direito Público, Direito Constitucional, Políticas PúblicasResumen
Reconhecendo a permanente adoção de incentivos tributários ao setor automotivo, o trabalho tem objetivo: verificar se o desenho institucional das normas instituidoras dos incentivos fiscais mais relevantes concedidos às empresas do setor automobilístico nos últimos 30 anos foi dotado de contrapartidas aos particulares, pois tais normas premiais devem cumprir os comandos constitucionais. Para tanto, serão analisadas quatro experiências transcorridas nas últimas décadas: (i) os incentivos decorrentes da Câmara Setorial Automotiva implementada entre 1991 e 1992; (ii) o Novo Regime Automotivo, estabelecido entre 1995 e 1999, (iii) o Inovar-Auto, instituído em 2012, e o (iv) o novo marco regulatório, Rota 2030, instituído no ano de 2018. Além disso, verificaremos alguns benefícios pontuais de redução de tributos, que não fizeram parte dos programas mais extensos citados. A metodologia será eminentemente documental e bibliográfica e o estudo sobre o desenho institucional das normas premais será realizada a partir do referencial teórico da obra do Professor Washington Peluso Albino de Souza.
Descargas
Citas
ANDERSON, Patrícia. Câmaras setoriais: histórico e acordos firmados - 1991/95. Texto para Discussão. IPEA, n.º 667; 1999.
ANFAVEA, 2019. Estatísticas, disponível em < http://www.anfavea.com.br/docs/SeriesTemporais_Autoveiculos.xlsm r/estatisticas.html > Acesso em 10 jan. 2019.
BRASIL. Lei Federal nº 8.178, de 1º de março de 1991, DOU 4 mar. 1991. < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L8178.htm > Acesso em
BRASIL. Medida Provisória nº 563 de 3 de abril de 2012. DOU 4 abr. 2012. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2012/Mpv/563.htm > Acesso em 12 jan. 2019.
BRASIL. Medida Provisória nº 843 de 5 de julho de 2018. DOU 6 jul. 2018. Disponível em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/Mpv/mpv843.htm > Acesso em 12 jan. 2019.
CLARK, Giovani. O Município em face do Direito Econômico. Belo Horizonte: Del Rey, 2001.
_______, Giovani. Política Econômica e Estado. In: GALUPPO, Marcelo Campos. O Brasil que queremos. Reflexões Sobre o Estado Democrático de Direito. Belo Horizonte: Editora PUCMINAS. 2006. p. 239 – 248.
EXECUTIVOS acreditam que metas no Inovar-Auto não serão atendidas. Revista Auto Esporte. Rio de Janeiro, 10 mar. 2017. Disponível em < https://revistaautoesporte.globo.com/Noticias/noticia/2017/03/executivos-acreditam-que-metas-do-inovar-auto-nao-serao-atendidas.html > Acesso em 12.01.2019.
GASTO com pesquisa na indústria automotiva caiu no Inovar-Auto. Folha de São Paulo. São Paulo, 21 dez. 2017. Mercado. Disponível em < https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2017/12/1945022-gasto-com-pesquisa-caiu-no-inovar-auto.shtml > Acesso em 12.01.2019.
GODOI, Marciano Seabra de. Finanças Públicas Brasileiras: Diagnóstico e combate dos principais entraves à igualdade social e ao desenvolvimento econômico. Revista de Finanças Públicas, Tributação e Desenvolvimento, v. 5, n. 5, 2017.
GRAU, Eros Roberto. A Ordem Econômica na Constituição de 1988 (Interpretação e Crítica). 16 ed. São Paulo: Malheiros Editores, 2014.
LIMA, Uallace Moreira. O Brasil e a cadeia automobilística: uma avaliação das políticas públicas para maior produtividade e integração internacional entre os anos 1990 e 2014. Texto para Discussão. IPEA, n.º 2167, 2016.
MESSA, Alexandre. Impacto de políticas de exigência de conteúdo local: o caso do Programa Inovar-Auto. In: MESSA, Alexandre; Oliveira, Ivan Tiago Machado (Orgs.) A política comercial brasileira em análise. Brasília: Ipea, 2017; p. 355-373.
RESULTADOS do INOVAR-AUTO decepcionam. Automotive Business. Indústria. São Paulo, 09 mar. 2017. Disponível em < http://automotivebusiness.com.br/noticia/25447/resultados-do-inovar-auto-decepcionam > Acesso em 12.01.2019.
SHAPIRO, Mario G. O estado pastor e os incentivos tributários no setor automotivo. Revista de Economia Política, vol. 37, nº 2 (147), abril-junho/2017, p. 437-455.
SOUZA, Washington Peluso Albino de. Primeiras Linhas de Direito Econômico. 6 ed. São Paulo: LTr, 2017.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.