ESTUDO DE CASO SOBRE O GAEPE-BRASIL NO ENFRENTAMENTO DOS DESAFIOS DA POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
PERCEPÇÕES INSTITUCIONAIS ACERCA DE UMA PRÁTICA INOVADORA DE ARTICULAÇÃO MULTI-NÍVEL
DOI:
https://doi.org/10.21783/rei.v9i3.744Palabras clave:
Abordagem Direito e Políticas Públicas, Arranjos institucionais, Educação, Brasil, Políticas PúblicasResumen
Este artigo apresenta resultados parciais de pesquisa empírica sobre o arranjo institucional de articulação multinível e multi-setorial, denominado Gabinete de Articulação para o Enfrentamento da Pandemia na Educação no Brasil (Gaepe Brasil); atualmanete, Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Brasil. A iniciativa visa a reunir instituições em uma conversação para tratar de temas estratégicos e gargalos da educação, buscando consensos mínimos em problemas hipercomplexos, de modo a contribuir para uma efetividade articulada da política nacional de educação. Tem-se como referencial teórico a Abordagem Direito e Políticas Públicas, desenvolvido por autores como Bucci, Coelho, Bitencout, Motta, bem como o Novo Realismo Jurídico, de matriz norteamericana (Clune) aplicado à análise jurídica de políticas públicas. Tendo como metodologia de abordagem o Estudo de Caso, objetiva-se realizar diagnóstico jurídico-institucional da percepção dos participantes do Gaepe Brasil quanto à influência e permeabilidade institucional dessa governança multinível nas respectivas instituições participantes (dos três poderes e de todas as esferas federativas). Adota-se como método de procedimento principal para coleta de dados a entrevista semi-estruturada e como método de procedimento para a análise qualitativa das informações coletadas a técnica da Teorização Fundamentada em Dados – TFD (Cappi, 2017). Realiza-se uma análise comparativa das percepções de diferentes representantes institucionais e seus discursos, para definir enunciados teóricos abertos, dos quais derivam enunciados teóricos condensados, para inferir, de modo controlável e com transparência dos critérios científicos adotados, uma avaliação diagnóstica do desempenho do Gaepe Brasil, enquanto experiência inovadora de articulação, em seu primeiro ano de funcionamento.
Descargas
Citas
BITENCOURT, Caroline Muller. RECK, Janrie. O Brasil em crise e a resposta das políticas públicas: diagnósticos, diretrizes e propostas. Curitiba: Ithala, 2021
BONIFÁCIO, Robert. MOTTA, Fabricio. Monitoramento e Avaliação de Políticas Públicas no Brasil: abordagem conceitual e trajetória de desenvolvimento jurídico e institucional. Revista de Direito Econômico e Socioambiental. Vol. 12, n. 2, 2021, p. 340-371. DOI: https://doi.org/10.7213/rev.dir.econ.soc.v12i3.28653
BUCCI, Maria Paula Dallari. Direito Administrativo e políticas públicas. São Paulo: Saraiva, 2002. p. 241–242.
BUCCI, Maria Paula Dallari. O conceito de política pública em direito. In Políticas Públicas: Reflexões sobre o Conceito Jurídico (Maria Paula Dallari Bucci, org.) São Paulo: Saraiva, 2006, pp. 1-50
BUCCI, Maria Paula Dallari. Método e Aplicações da Abordagem Direito e Políticas Públicas (DPP). Revista Estudos Institucionais, v. 5, n. 3, p. 791-832, set./dez. 2019, p. 29. DOI: https://doi.org/10.21783/rei.v5i3.430
BUCCI, Maria Paula. Law and Public Policy in Brazil and the United States: A North-South Dialogue. Available at SSRN 4095414, 2022.
BRASIL. Ministério da Saúde. O que é COVID-19. Disponível em: https://coronavirus.saude.gov.br/sobre-a-doenca#o-que-e-covid. Acesso em: 27 out. 2021
BUSCA ATIVA ESCOLAR. Disponível em: https://buscaativaescolar.org.br/. Acesso em: 26 out. 2021.
CAPPI, Riccardo. A “teorização fundamentada nos dados”: um método possível na pesquisa empírica em Direito. In: MACHADO, Maíra (org.). Pesquisar empiricamente o Direito. 1. ed. São Paulo: Rede de Estudos Empíricos em Direito, 2017. v. 1, p. 390-422.
CAFARDO, Renata. Deputados da bancada da educação querem que edital do 5G inclua internet em escolas. Terra. Publicado em: 16 abril 2021. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/deputados-da-bancada-da-educacao-querem-que-edital-do-5g-inclua-internet-em-escolas,a1927ee57738adb665723f6910a51a2fozc6mv2l.html. Acesso em: 26 out. 2021.
CLUNE, William H. Direito e políticas públicas: mapa da área. A&C – Revista de Direito Administrativo & Constitucional, Belo Horizonte, ano 21, n. 86, p.62, out./dez. 2021. DOI: 10.21056/aec.v21i83.1582. DOI: https://doi.org/10.21056/aec.v21i83.1582
CLUNE, William H., Progressivism in the Active Free Enterprise State: Fluidity, Fragmentation, and Stability: A Case Study in Law and Public Policy (April 27, 2022). Univ. of Wisconsin Legal Studies Research Paper No. 1749, Available at SSRN: https://ssrn.com/abstract=4095403 or http://dx.doi.org/10.2139/ssrn.4095403. DOI: https://doi.org/10.2139/ssrn.4095403
COELHO. Saulo Pinto. LOLLI, Eduardo; BITENCOURT, Caroline. Políticas públicas e constitucionalismo contemporâneo crítico: sistematizações para subsidiar análises em Direito e políticas públicas. Seqüência - Estudos Jurídicos Políticos, v. 43, n. 90, 1–54. 2022. DOI: https://doi.org/10.5007/2177-7055.2022.e86761
FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ; MINISTÉRIO DA SAÚDE. Contribuições para o retorno às atividades escolares presenciais no contexto da pandemia de Covid-19. 2020. Disponível em:
https://portal.fiocruz.br/sites/portal.fiocruz.br/files/documentos/contribuicoes_para_o_retorno_escolar_-_08.09_4_1.pdf. Acesso em: 03 nov. 2021
MNOOKIN, Robert H.; KORNHAUSER, Lewis. Bargaining in the Shadow of the Law: The Case of Divorce. Yale Law Journal, v. 88, 1979, p. 959 DOI: https://doi.org/10.2307/795824
NE, W.; LINDQUIST, R. What “Implementation” Isn’t: Toward a General Framework for Implementation Research. Wisconsin Law Review, v. 1981, p. 1045
SECCHI, Leonardo. Políticas públicas: conceitos, esquemas de análise, casos práticos. São Paulo: Cengage Learning, 2012. p. 33–60.
VAITSMAN, Jeni; RIBEIRO, José M.; LOBATO, Lenaura. Policy analysis in Brazil: the state of the art. In: VAITSMAN, Jeni; RIBEIRO, José M.; LOBATO, Lenaura (Ed.). Policy analysis in Brazil. Bristol: Policy Press at University of Bristol, 2013b. p. 1-12. DOI: https://doi.org/10.46692/9781447311492.001
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Saulo Pinto Coelho, Maria Rodrigues Salgado, Diva Júlia Sousa da Cunha Safe, Bruno Rocha Arantes
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.