POR MENOS EXPOSIÇÃO E MAIS PARTICIPAÇÃO NAS SALAS DE AULA

MINHAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO PÚBLICO NO BRASIL

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.21783/rei.v9i3.790

Palabras clave:

Ensino jurídico, Direito público, Método expositivo, Método participativo

Resumen

 Este ensaio discute o ensino do direito público no Brasil sob a perspectiva do método de condução de aulas adotado pelo professor. A partir do relato de suas experiências como estudante e professor, o autor distingue o método expositivo, cujo foco é a exposição oral pelo professor, do método participativo, em que os alunos são incentivados a ler previamente e participar ativamente das discussões em sala de aula. O autor argumenta que o método participativo permite aos alunos uma compreensão mais profunda do direito e os capacita a encontrar soluções para problemas jurídicos de forma autônoma. No entanto, observa que o método participativo tem pouco espaço no ensino jurídico brasileiro atual. Apesar disso, defende sua importância e encoraja outros professores a adotá-lo para promover um ensino do direito público mais realista e eficaz.

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Biografía del autor/a

Eduardo Jordão, Fundação Getulio Vargas do Rio de Janeiro (FGV-RJ)

 

 

Citas

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Publicado

2023-09-13

Cómo citar

Jordão, E. (2023). POR MENOS EXPOSIÇÃO E MAIS PARTICIPAÇÃO NAS SALAS DE AULA: MINHAS REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DO DIREITO PÚBLICO NO BRASIL. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 9(3), 699–708. https://doi.org/10.21783/rei.v9i3.790

Número

Sección

Dossiê