EXPERIMENTALISMO E ANÁLISE INSTITUCIONAL NO CURSO FGV DIREITO RIO: UM PROJETO EM CONSTRUÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.21783/rei.v5i1.347Mots-clés :
Direito, Ensino jurídico, Experimentalismo institucional,Résumé
Em meados de Maio de 2015, o Diretor da FGV DIREITO RIO marcou uma reunião com o coordenador da graduação e com um aluno do 5° período. A conversa começou com a seguinte frase: "Olha, no próximo semestre eu gostaria de dar uma disciplina". O tema seria educação jurídica. - disse o Diretor. “Bacana professor, vou me inscrever nessa matéria aí com certeza” - disse o garoto com uma perceptível empolgação. - Mas tem um detalhe. Eu gostaria que você fosse professor na disciplina junto comigo. Depois disso, algumas semanas se passaram e coube ao aluno preparar uma proposta de curso. Em uma nova reunião, o estudante apresentou sua ideia. - Isso é completamente diferente do que eu havia imaginado. Sejamos francos, essa ideia é psicodélica. Mas nós vamos fazer mesmo assim - disse o diretor rindo. A estrutura do DNA de uma instituição é definida pelo que as pessoas fazem e não por aquilo que elas dizem. Se for possível estruturar o experimentalismo institucional em uma fórmula, a equação necessariamente exigirá (i) tolerância ao risco e (ii) abertura em relação ao que é diferente. Apenas nesse contexto é possível construir um curso que adota a seguinte premissa: alunos também podem ensinar. O desenrolar desse experimento são cenas das próximas seções.
Téléchargements
Références
DANTAS, F. C. de San Tiago. A Educação Jurídica e a Crise Brasileira. Educação Jurídica e Método de Caso. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 3, Rio de Janeiro, Fevereiro de 2009.
FALCÃO, Joaquim. “Classe dirigente e ensino jurídico: uma releitura de San Tiago Dantas. Em: Cadernos FGV Direito Rio, vol. 3, Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2009, p. 39-80.
FALCÃO, Joaquim LACERDA, Gabriel; RANGEL, Tânia. Aventura e legado no ensino jurídico. Rio de Janeiro: FGV Direito Rio, 2012.
KATZ , Daniel Martin, The MIT School of Law? A Perspective on Legal Education in the 21st Century. University of Illinois Law Review, No. 5, Outubro, 2014. Disponível em:: http://ssrn.com/abstract=2513397.
RODRIGUEZ, Caio Farah; FALCÃO, Joaquim. O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.
UNGER, Roberto Mangabeira, O Projeto da Escola de Direito do Rio de Janeiro da FGV. Projetos para um novo ensino jurídico no Brasil. Série Cadernos FGV Direito Rio, Educação e Direito, v. 1, Rio de Janeiro, Novembro de 2005.
Téléchargements
Publiée
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online após a publicação na revista.