CRISES, PANDEMIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS: o perigo nas interseções

Auteurs

  • José dos Santos Carvalho Filho

DOI :

https://doi.org/10.21783/rei.v6i3.565

Mots-clés :

Democracia e crises, Restrições estatais, Supremacia do interesse coletivo, Controle da legitimidade.

Résumé

O objetivo das presentes considerações é o de fazer breve análise sobre os efeitos de crises profundas, como a pandemia da COVID-19, sobre o regime democrático e, especialmente, sobre a garantia dos direitos fundamentais, incluindo o de liberdade. Em tais situações, pode ocorrer a atuação restritiva do Estado, com ordens de fazer (facere) e de não fazer (non facere) às pessoas. É preciso reconhecer, porém, a tênue membrana que separa a legitimidade da ilegitimidade das medidas. Cabível, então, é o socorro ao princípio da proporcionalidade.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Biographie de l'auteur

José dos Santos Carvalho Filho

Mestre em Direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro-UFRJ. Professor Direito Administrativo e Direito Constitucional de graduação na UERJ, UFF, UCM e Universidade Estácio de Sá. Professor de pós-graduação em instituições de vários Estados. Professor de cursos preparatórios para concursos públicos. Integrou a equipe docente da EMERJ e da FEMPERJ. Foi Procurador de Justiça do MP-RJ, instituição na qual dirigiu o CEJUR e a Assessoria de Direito Público e Assuntos Internacionais. Exerceu, ainda, a função de Assessor Especial do Procurador-Geral de Justiça. Foi Consultor Jurídico do Ministério Público (2009/2012). Foi Assessor-Chefe da Assessoria Jurídica da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos do Cidadão do Estado do Rio de Janeiro. Atuou como examinador em diversas bancas de concurso, inclusive para o MP-RJ. Expositor em congressos, seminários, simpósios e conferências realizados em todo o país. Membro do IBDA, do IDAERJ e do IAB. Autor de vários trabalhos jurídicos e obras na área do Direito Público. É autor das obras Manual de direito administrativo, Processo administrativo federal, Comentários ao estatuto da cidade, Consórcios públicos, Improbidade administrativa: prazos extintivos e Ação civil pública. Advogado e consultor jurídico no campo do direito público.

Références

ALMEIDA FILHO, Agassiz. Comentários à Constituição Federal de 1988 (Coord. por Paulo Bonavides, Jorge Miranda e Walber de Moura Agra). Rio de Janeiro: Gen/Forense, 2009.

ARAUJO, Luiz Alberto David; NUNES JÚNIOR, Vidal Serano. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Verbatim, 2012.

CANOTILHO, J. J. Gomes. Direito Constitucional e Teoria da Constituição. Coimbra, Portugal: Almedina, 1998.

CARVALHO, Luís Gustavo Grandinetti Castanho de. Direito de Informação e Liberdade de Expressão. Rio de Janeiro: Renovar, 1999.

CARVALHO FILHO, José dos Santos. Manual de Direito Administrativo. São Paulo: Gen; Atlas, 2020.

COELHO, Inocêncio Mártires; MENDES, Gilmar; BRANCO, Paulo Gustavo Gonet. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva: IDP, 2009.

DALLARI, Dalmo de Abreu. Elementos de Teoria Geral do Estado. São Paulo: Saraiva, 2011.

FERREIRA, Pinto. Comentários à Constituição Brasileira. São Paulo: Saraiva, 5º vol., 1992.

LEVITSKY, Steven; ZIBLATT, Daniel. Como as democracias morrem. Rio de Janeiro: Zahar, 2018.

MARINONI, Luiz Guilherme; SARLET, Ingo Wolfgang; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Saraiva, 2015.

MORAES, Guilherme Peña de. Curso de Direito Constitucional. São Paulo: Gen: Atlas, 2012.

ROTHEMBURG, Walter Claudius; CANOTILHO, J.J. Gomes et al. (coord.). Comentários à Constituição do Brasil. São Paulo: Saraiva: Almedina, 2013.

SILVA, José Afonso da. Curso de Direito Constitucional Positivo. São Paulo: Malheiros, 2002.

SILVA, José Afonso da. Aplicabilidade das Normas Constitucionais. São Paulo: Malheiros, 1999.

ZIMMERMANN, Augusto. Curso de Direito Constitucional. Rio de Janeiro: Lumen Juris, 2006.

Téléchargements

Publiée

2020-12-30

Comment citer

Carvalho Filho, J. dos S. (2020). CRISES, PANDEMIA E DIREITOS FUNDAMENTAIS: o perigo nas interseções. REI - REVISTA ESTUDOS INSTITUCIONAIS, 6(3), 847–860. https://doi.org/10.21783/rei.v6i3.565

Numéro

Rubrique

Dossiê especial